A minha filha mais velha, agora com 7 anos, perguntou-me qual é o sentido da vida?! Preferia outra pergunta qualquer difícil, há tantas … e já me preparei para elas, já pesquisei, já tenhas os truques todos na manga para quando aparecerem… mas esta eu não estava à espera …
é que o facto é que está pergunta inquieta-me, deixa-me perturbada… porque eu não sei a resposta. Então falo na família, confundo a com aquilo que sei e em que acredito, aproveito os chavões de amor …. e la a calo! Mas vou falar de quê?!
Que faz sentido os anos de estudo em escolas onde aprendemos todos o mesmo caminho?
que faz sentido ser escrava do trabalho a vida inteira para poder ter comida na mesa durante a vida ?
faz sentido sermos carneiros do rebanho onde todos trabalhamos e estudamos para ser alguém?
que faz sentido sermos organizados, responsáveis, alunos exemplares, disciplinados ?
se eu pudesse dizer filha, que a vida para mim não tem grande sentido… e que eu própria não sei e não percebo ! Que com 34 anos só me sinto feliz quando voou, quando arrisco, quando estou a tentar ir além do medo, quando estou na iminência de falhar e isso sim me da gozo e tanto prazer, faz me sentir viva;
se eu te pudesse dizer que os sonhos comandam mesmo a vida e que a nossa imaginação é o que temos de mais poderoso no nosso corpo!
se eu te pudesse dizer que a nossa vida pode ser o que nós bem entendermos e que temos de suplantar o medo de sermos diferentes.
Se eu te pudesse dizer que estou cansada da mediocridade à minha volta, das conversas sempre iguais, da mente fechada e de ser arrastada para isso todos os dias…
se eu te pudesse dizer…
que sinto falta de outro tipo de gente, de outras conversas de vidas diferentes
se eu te pudesse contar a escassez de pessoas que acreditam em si e nos seus propósitos de vida e lutam por eles como quem luta por um filho!
minha princesa pequenina da tua mamã, que eu esteja à altura de te dar esta resposta no nosso dia a dia, na nossa forma de te educar e de te dar a conhecer o mundo, que eu consiga ensinar te que faz sentido dar a mão a um velhinho na rua, abraçar o teu irmão quando ele precisa, chorares quando estas simplesmente triste, acreditares quando algo é impossível, rezares pelos teus sonhos, seres corajosa e enfrentares desafios sem fim, ires além das tuas certezas, procurares a cada dia, dentro de ti e à tua maneira… o teu próprio sentido de vida!