Lembro me da verdadeira bancada que ocupava o quarto todo, e havia toda uma organização e disciplina, toda uma rotina diária inabalável… e nós os dois imersos em orgulho e dedicação fazíamos tudo em sintonia como que uma orquestra.
Na verdade vou levar essa bancada para a vida, a primeira filhinha que amei nos meus braços, o primeiro banho, a primeira angústia, a primeira gargalhada, a primeira é especial por ser a primeira …
claro que o segundo é especial por ser o segundo e o terceiro por ser ele e a quarta é tão fofa que nem tem nome …
na realidade encontramos sempre forma de encontrar as especialidades dos nossos filhos! E tantas que são! Se pudéssemos estaríamos o dia a falar neles e nas suas peripécias que nos fazem rir, nas horas a pensar na nova estratégia, na culpa do grito de ontem, e em tudo o que há para pensar quando se tem filhos;
Mas com a primeira era uma verdadeira bancada de trabalho … tanta coisa à mão, até música era imprescindível ao teu banho diário … não havia cá desculpas…. ahhhhh agora é inverno, está frio o melhor é dia sim dia não … e quando das por ela mandas um berro e dizes banhoooooo
E poes as mãos à cabeça !
A primeira só de pensar que um dia teria de pisar a escola, achei logo que o melhor era aos 3 anos … os malabarismos que se fazia para não traumatizar a criancinha …
enfim …
agora a minha preocupação é dar benoron de manhã para não ligarem do berçário a dizer que está muito constipada e chochinha
As perpectivas mudam… só não sabia o quanto!
O facto é que foram todos maravilhosamente diferentes e com uma ligação que me derrete e enche o coração!
Mas a realidade é que esses traumas exagerados que tanto se falam começam a dar me vontade de rir sem parar e começo a desenvolver um sentido de humor negro assustador !
Confesso que o 4 filho, ao contrário da ideia de que já se faz com uma perna às costas, o quarto tem que se lhe diga… é toda uma logística, uma ginástica, uma …. sei lá o quê … do catano!!!! Levar a cabo estes 4 putos na correria da manhã … com roupas apresentáveis para a escola… por casacos, ir para o carro, por os cintos, tirar os cintos… à tarde, a rotina dos banhos, de saber como correu a escola (convém não deixar de ter interesse em tudo e com todos!!!) ver mais uma e outra vez se nenhum tem piolhos, lendias e o raio, não esquecer de assinar o papel não sei do quê, levar os rolos de papel e caixas de ovos para o trabalho do dia não sei das quantas, e dinheiro para o livro da escritora que vai a escola, e a ajuda para as caixinhas do pijama, e os cãesinhos também querem uma ajudinha, e é dia de natação não me posso esquecer de mandar o kit todo, e não me posso esquecer de assinar o papel para o passeio, e mandar o dinheiro, e preencher o papel, e agora vem o Natal é preciso uma prenda boa para os meninos que não tem, e levar mais caixas e material reciclado, e mais uma camisola verde na terça para a festa de Natal que o quico tem de levar e o Manel tem de ir vestido de vermelho e a alice preparar uma coroa e ir de verde e vermelho … e a teresa já não leva nada porque já não tenho capacidade e é bebé e não percebe e nem vou à festa de Natal dela, senão não consigo ir à dos manos, ou pelo menos ir no dia certo e com um sorriso verdadeiro!
E faz mais uma sopa porque é bom e importante crescerem saudáveis, e não me posso esquecer de comprar prenda para as 500 festas dos fins de semana, pois afinal a vida social dos meninos é muito importante! E é preciso fazer um trabalho em família no fim de semana e colar uma foto e enfeitar a estrelinha para a árvore da escola … toca de ir imprimir fotos, mas é preciso por numa pen e onde está a porra da pen???? E o computador ? Alguém viu o computadorrrrrr?!!
E no meio disto os almoços, lanches e jantares … onde tenho um marido vegetariano, uma teresa bebé sem sal e sem citrinos e sem clara e sem espinhas convém também, comida para três crianças…vá lá normais, e uma dieta … uma dieta permanente, que sou eu!!!!!
Ohhhhh my goooooddd
E antes de dormir canções do Jesus, histórias do piolho, e hoje sou eu a escolher a história e ontem fostes tu, mas a minha era pequena e a tua era grande… e enquanto discutem vou escolher a roupa para amanhã e respirar fundo…
Volto, meto tudo na linha com um ar maquiavélico e depois volto ao meu ar fofo e maternal e sento-me à beira da cama com todos à volta para contar a dita história escolhida com tanto afinco e só falta a lareira acesa para parecer cenário de um filme, os 4 amorosos de pijama à minha volta…
ou hoje é dia do meu adorado marido dar conta deles e eu safo-me para o sofá?!
Hoje foi um desses dias …
iupiiiiiiiiiiii
p.s.
Posso pedir ao pai natal menos TPC das crianças???? …. que eu já não aguentooooooooooo!
2018 – mãe de 4 (Alice, Manel, Francisco, Teresinha)