Foi ontem. Estava aqui sentada, cansada, pesada e ansiosa à tua espera … à espera de tudo aquilo que tu irias mudar na minha vida … à espera da nova fase que aí vinha… à espera que as idealizações infinitas finalmente se tornassem reais… à espera de começar uma família tão desejada!
Sabes Alice … és muito mais do que idealizei, mudaste-me muito mais do que alguma vez eu pensei, trouxeste tanta coisa boa à minha vida, iniciaste esta aventura de ser mãe e filha pela primeira vez, comigo.
Foi ontem. E hoje aqui estou, sentada, a pensar que já fazes 9 anos e quero que o tempo pare… e ele pára! Pára quando eu te abraço, pára quando te penteio, quando te ato os sapatos, quando te ajudo a perceber uma coisa, quanto te ensino a viver, quando te canto uma canção, quando te ralho, quando te grito, quando sou injusta, quando te olho com ternura, quando cozinhamos juntas, quando nos mimamos!
Foi ontem. E amanhã continuarás a crescer e eu já tenho saudades dos dias que ainda nem passaram, nostalgia pelo que ainda não vivi… quero que o tempo pare… e ele pára! Pára quando estou a escrever cheia de amor nas palavras, pára neste em tantos outros momentos do dia onde eu paro também a contemplar a minha sorte, a minha maior benção, a minha felicidade que pára e não quer sair dali … onde sou tão feliz … ali…ontem, hoje e amanhã convosco, todos os dias, para sempre e todo o segundo conta, todos os minutos são preciosos!
Foi ontem, querida filha, que te cheirei e senti ainda despida em cima de mim… encontro mais intenso da minha vida… e o tempo …. aí o tempo eu juro que parou!!! Parou mesmo para te ver, eras a mais linda, a mais amorosa, a mais perfeita, a mais tudo que alguma vez tinha visto… a mais minha!
Foi ontem. Mas será sempre ontem que nasceste, e eu serei contigo o resto dos teus dias… eu serei sempre a que está presente, a que te educa, a que se ri contigo, a que te ensina, a que te repreende, a chata, a carinhosa, a que te ama;
Foi ontem. 9 anos. No meio de gravidezes, mais 4 filhos, amamentação, sopas sem sal, ovo sem clara, otites, febres, apertos daqui e dali. 9 anos.
9 anos que passaram a correr na loucura dos dias, na correria das mentes ocupadas, nas idealizações de sonhos construídos e por construir
Foi ontem. E daqui a mais nove já serás uma mulher e eu terei de acompanhar esse crescimento, com força para aguentar que te afastes e voltes a mim, com força para vos ver crescer tão depressa, encontrar novas formas, novos meios de chegar a vocês.
Foi ontem e será sempre em mim
Ontem, o dia que te conheci
2018 – Mae de 4 filhos (Alice, Manel, Francisco, Teresinha)