Começa logo na maternidade… Ainda me lembro quando o Manel nasceu de eu o querer em cima de mim cheio de sangue…vê-lo,cheira-lo…. Beija-lo…e só ouvir… “Este ambiente é frio mãe… Vai já mãe… Só a primeira limpeza mãe” Este Mãe é tao irritante… e usam-no pra tudo e em todo o lado!!!
Mas será que não percebem o quão violento é tirarem um filho da nossa barriga e não nos porem logo em cima?….
Da primeira também ninguém percebeu a minha aflição de não a ver sair dentro de mim… Quando percebi anestesia geral e todos os meus sonhos sobre esse momento mágico que idealizei caíram… A minha sorte é que não tenho tendências depressivas senão fazia um filme à volta disto deixando afectar tudo o resto…mas não perco tempo com coisas dessas na minha vida ou pelo menos evito perder!
Bom…os meses vão passando e a relação mais encantadora do mundo aprofunda-se cada vez mais… Mesmo assim…ainda ouvimos vezes sem conta… “Mas a mamar outra vez? Ainda agora mamou? Não fez 3h? Não contas? Aaahhhh se calhar o leite é fraco…o miúdo esta sempre com fome” Nem comento…. Porque realmente…eu já não sei se é burrice…mas até médicos e enfermeiros dizem isto… Da vontade de andar com uma copia da OMS e entregar cada vez que se ouve isto…para esclarecer quem não esta actualizado! Hello…?! Amamentação de livre demanda….diz-vos alguma coisa? Informem-se! Não tenham só criancinhas porque é giro!
Bom…sono…
Agora uns espertinhos que perceberam que os pais andam cansados e que qualquer pai cansado procura uma solução…melhor ainda se for rápida,eficaz e vier num livro…para nos vermos livres de culpabilizações!
Então lá venderam milhares de livros que dizem basicamente…deixem-nos chorar….que daqui a uma semana a vossa vida muda! Pois a vossa e a das desgraçadas das crianças que choram até desistir…e achar que os pais não estão lá quando eles precisam… Deixando sentimentos de abandono nos pobres bebés pequeninos….
Instintivamente faz algum sentido berrar até se calar?! Façam esta pergunta…
Eu já não digo outras teorias mais equilibradas…ok essas aceito que podem dar directrizes a quem se sente de facto desorientado e cansado… E no fundo essa teoria ou directriz pode funcionar como um elemento de focalização que vai dar a calma necessária aos pais ( la esta a auto estima ate aqui e tao necessária…acreditar acreditar nas nossas capacidades)… Porque no fundo só é preciso calma, aceitação e compreensão para eles dormirem bem… Calma para eles nos sentirem seguras, aceitar que as fases do sono alteram-se consoante a vivência, e compressão pois pode ter sido um dia mais complicado ou até exigente para a criança;
Desmistificar…desmistificar, as vezes penso…com tanta porcariazinha que nos metem na cabeça as pessoas ainda ficam mais baralhadas e acabam por complicar..quase que já não há espaço para deixar o nosso instinto mais íntimo aparecer… É como as escolas que matam a criatividade…em vez de a valorizar e estimular…mas como se torna mais fácil não estimular a criatividade e o pensamento…achamos que o melhor é não fugir a regra e nem pensamos muito, agimos como todos os outros!
Eu não digo que às vezes não me apetece dar de mamar…me sinto cansada e que não me apetece adormecer as crianças….claro que dou em louca!
E as sopas? Deus meu….aquilo que já passei para não desistir desses hábitos importantes… Sem me resignar às televisões e ipads durante a refeição…às vezes sinto-me tão tentada…. Mas aí nunca vassilei!
Educar é tão bom quanto cansativo…. Procurar todos os dias reflectir sobre essa educação… Aceitar que não sabemos ultrapassar tudo sozinhos leva-me a esclarecer as duvidas com livros blogs,testemunhos, técnicos … Numa procura não para ser a mãe perfeita mas uma mãe atenta que procura através da educação formar adultos felizes!
Estou-me marimbando completamente….para aquilo que vão querer….fazer…ou ser… Importa-me única e simplesmente criar filhos com auto estima amor e sem medos, prontos para a felicidade
Porque é nas nossas atitudes diárias de educadores, no nosso exemplo…
uiiii esta é de todas a parte mais difícil…porque eu até posso saber muita teoria…. Se não a ponho em prática vou cair em todos os possíveis erros que de antemão até sei que não devo cometer…
Dar o exemplo…até merece que mude de parágrafo…. Porque de facto tem de vir de dentro… Tenho que reflectir muito…investir muito para mudar um bocadinho…e tentar ser melhor… Senão caímos no erro de fazer tudo igual aos nossos pais… Efectivamente esse é o nosso primeiro instinto…fazer como nos fizeram… Daí que toda e qualquer mudança seja conseguida com esforço reflexão e dedicação….muita vontade!
Não quer dizer que não ficassem bem educados, educando da mesma forma…mas nem sempre o mais fácil é o melhor…e se posso fazer um esforço porque não usar esta introspecção que está ao meu alcance…. e se me dedicar sei que posso conseguir bons resultados!
Pensem comigo… Auto estima está na base da nossa vida… Aquilo que achamos de nós…é efectivamente aquilo que transmitimos aos outros… Ela revela-se a todos os níveis… Pessoal, familiar, no trabalho…na escola…nós somos um todo…somos uma pessoa, não se pode negar. E a auto estima não se compra… Infelizmente…pois faz falta a tanta gente no mundo e é o motivo de tanta infelicidade e tanto insucesso! Acreditar…acreditar acreditar… Auto estima é quase uma fé …só que em nos próprios…
2013 mãe de 2 filhos (Alice e Manel)