Travessia Atlantico #dia1
Mon Jan 18 2021
Ontem saímos ao final da tarde, e nunca levantar as velas tinha sido um momento tão tenso e calado… o capitão sentiu o peso da responsabilidade em cada um dos seus poros e eu só queria arrancar de uma vez por todas!
Zimmboraaaaaaa!
Esta adrenalina que se apodera de nós tem por trás o medo, a coragem, as ansiedades e tudo aquilo que sentimos naquele momento!
Foi Santo Antão o último pedaço de terra que vimos esvanecer no mar, e ali um suspiro grande e profundo de fé.
O mar está muito agitado, as ondas grandes e irregulares, um carrossel portanto!
Fazer o almoço foi uma verdadeira acrobacia e se continuar assim teremos de nos contentar com enlatados!
Os miúdos estão proibidos de subir cá acima, mesmo com colete o capitão achou mais prudente assim, até o mar estabilizar.
Estão super enjoados e ainda em fase de adaptação à travessia.
Estão dois veleiros próximos de nós, exatamente na mesma rota, o João está a tentar desviar-se para não irmos tão juntos. Num oceano imenso é uma verdadeira coincidência!
Mal começámos a pesca do corrico pescámos um dourado do mar de 4kg! Belo jantarinho, o nosso peixe favorito! Pior vai ser arranjar o peixe com estas ondas chatas!
Estou a rezar para que possa estabilizar, para podermos ter uma travessia mais prazerosa… porque, ainda nem lavar os dentes consegui!
Um beijinho a todos
Com amor,
Ines
Travessia do Atlântico #dia2
Tue Jan 19 2021
Travessia do Atlantico
Terceiro dia no meio do Oceano. Ainda estamos em fase de habituação, depois do tempo que papssámos em Cabo Verde, e especialmente, estas duas últimas semanas no Mindelo, o corpo esqueceu o mar e agora tem de se recordar. O estado do mar continua igual, ondas até 3,5m, mexido e ventos em média de 20 nós e picos de 26. Não sãd as condições mais confortáveis mas são rápidas, estamos a consegui manter boas velocidades, 6 – 7 nós.
Os putos ainda se refugiam muito no sono, mas hoje já estiveram mais activos, sobretudo os rapazes. A Inês tenta cozinhar no carrossel e já está cheia de nódoas negras dos embates com os balanços, e hoje decretou que nunca mais cozinha!! João
Travessia do Atlântico #dia3
Wed Jan 20 2021
Primeiro reclamas com as ondas, com o vento, com o marido, contigo e com o que te aparece à frente! (Num barco no meio do oceano tambem nao há muito mais para reclamar!)…
Depois aceitas.
Começas a fazer parte desse embalo e a aceitá-lo.
E o teu sorriso regressa a ti e agradeces!
Obrigada ondas revoltas por chocalharem a minha alma, obrigada vento forte por me pores à prova, obrigada noite escura por me levares ao limite da minha coragem, obrigada natureza voraz por nos abraçares e mostrares a tua força.
Não era desafio que querias Ines Saldanha?! Desafio terás.
Terceiro dia de travessia, as nossas caras cansadas já não o escondem.
Crianças super tranquilas a ver filmes, ouvir música, jogar jogos nos tablets, comer e dormir. A natureza não as atinge, faz parte delas, tal como a inocencia. Oiço coisas como: “mamã estamos a surfar!” “Mamy estas ondas gigantes são lindasss!” ” papá achas que os tubaroes podem comer o nosso barco?!” “Faltam quantos dias para chegar?!” ” mano eu aguento mais tempo do que tu sem cair no barco”… e assim sucessivamente… uma alegria, portanto!
Comemos Carpaccio ontem (não sei como se escreve e nao tenho google para pesquisar:joy:) mas estava delicioso! Aquele peixe cru fininho com lima, sal e molho de soja! Maravilha!
Depois tentei fazer um risoto de peixe…mas saiu uma bela porcaria… magoei-me imenso a cozinhar com o barco que mais parece uma maquina de lavar roupa, e estava tão irritada que só podia sair mal!
Hoje pescámos novamente!! Mais um dourado do mar, parece que peixe nao vai faltar por aqui!
Os veleiros nunca mais os vimos, ficaram para trás e até então nao temos visto nem golfinhos, nem baleias, nem tartarugas… só os habituais peixes voadores e algumas aves.
Estamos a ver se as ondas acalmam… supostamente era hoje à noite! Queria tanto ler uns belos livros e tomar um banho!!! E com as ondas assim estamos em modo Survive!
Zimborrraaaaaaa
Um beijinho
Com amor
Ines
Travessia do Atlântico #dia 4
Thu Jan 21 2021
Instalam-se os dias “fotocópia”, tudo parece uma repetição do dia anterior. O mar está igual, aparentemente um deserto de montanhas que sobem e descem e empurram a nossa casca de noz. Não se vê muito neste mar, não há barcos nem aparecem os amigos golfinhos. Hoje fisgámos um atum muito grande mas no último momemto soltou-se, estive a tentar puxá-lo por 20 minutos e depois…
Joao
Os míudos já interiorizaram e brincam de manhã à noite! Nas travessias damos um descanso ao ensino.
A música faz parte do nosso dia a dia, os filmes, os brinquedos.
As noites são mais duras, estar acordado numa vígilia constante, com pequenos momentos de descanso. Mas tem uma carga de calma e introspeção, quase sagrada.
João
TravessiaAtlantico #dia5
Fri Jan 22 2021
Hoje foi dia de banhos… se é que se pode chamar um banho à lavagem mal amanhada que dei aos miúdos! Enchi-me de forças e lá fui eu trocar as roupas, pentear… e afins! Ninguém imagina a dificuldade que há em alto mar de realizar toda e qualquer tarefa básica. Eu fui a única que lavei a cabeça, mas eu preciso para manter a minha sanidade mental…e porque sou a mãe tenho de ter alguma regalia!
Hoje sonhei acordada com a minha cama antiga, e o que daria por uma noite de sono ali no nosso quarto…saudades que batem do conforto e das coisas tão banais da nossa vida. Chego à conclusão que é o mais simples que realmente sentimos saudades. Um beijinho da minha mãe, um abraço, um bom banho, uma cama confortável, um almoço de domingo.
Já fizemos quase metade do caminho…o que para 5 dias de travessia é uma vitória! Estamos animados, o vento continua bom e as ondas mais calmas.
A noite continua a ser um desafio, uma luta entre o medo que sinto, e a audácia, que, num orgulho desavergonhado se apodera de mim.
Inexplicável saberes a tua posição no mapa, olhares o mar em volta, as estrelas e saberes que nada mais tens ali, sentes-te pequena e tão grande ao mesmo tempo.
Estamos todos calmos, é impressiontante o que o mar te faz… calmos, tranquilos, cooperantes e amigos.
Hoje pescámos o maior dos peixes…mais de 20kg, mas a linha cedeu e ele conseguiu fugir, o João sentiu o peso dele e diz que era enorme, que dificilmente o conseguiria por a bordo! Ficámos todos chateados queríamos um peixe grandeeee como nos filmes como diz o Quico!
Estou a fazer umas fotos e vídeos para partilhar convosco quando chegar! Já devem ter saudades…nós também temos! Força aí com o confinamento, lá por casa também já tenho a minha irmã com covid, mas há-de correr tudo bem. Mantenham-se fortes e seguros!
Um beijinho
Com amor
Ines
Travessia do atlântico #dia6
Sat Jan 23 2021
Atravessar um Oceano, sem dúvida que esta vai ser uma das grandes memórias que eu irei ter, e a minha família também. É com muito orgulho que estamos a conseguir superar este desafio, dia após dia, num jogo de paciência e contemplação.
Hoje fizemos chocolate derretido com bolachas maria, a delícia de todos, muitas bocas sujas de chocolate. A travessia agora parece um enorme domingo que se vai estendendo, pelas imensas milhas que vamos completando. Todos imaginamos o que vamos fazer quando chegarmos à Martinica, mergulhos, saltos, cambalhotas e já temos uma festa a ser organizada.
Hoje ainda não houve pesca, talvez ao fim do dia.
João
Travessia Atlantico #dia7
Sun Jan 24 2021
Metade do caminho.
Hoje estamos felizes por começar a contagem decrescente, cada vez mais perto!
Falamos muito uns com os outros, contamos memórias de infância e cantamos canções. Já estamos fartos de tablets e filmes e começamos a distrair-nos juntos… que sensação tão estranha ter um “domingo” interminável no sofá, todos os dias e sem interrupções. É assim que me sinto, num domingo prolongado, sem pressas.
Ter tempo para reflectir é algo que já não estamos muito habituados, começamos a acalmar a alma e entramos em sintonia com maior facilidade.
Hoje o meu querido irmão Francisco faz anos, e trocaria o mundo por um abraço dele hoje, onde me sinto sempre tão amada. Querido Francisco, através das ondas, do céu, ou de onde quer que eu esteja, sentirás sempre o meu amor, o meu coraçao junto ao teu.
Um beijinho a todos
Com amor
Ines
Travessia Atlântico #dia8
Mon Jan 25 2021
É incrível como é que é possível fazer isto só com o vento, cada vez que penso que estamos a fazer 2200 milhas náuticas (3960km) sem ligar motores, fico pasmado e maravilhado. É, uma daquelas tecnologias de sempre e deixada de lado por facilitismo. Na realidade é possível navegar em larga escala com a força do vento e correntes, e até já estão a surgir embarcações da marinha mercante que as começam a utilizar.
Enfim, o privilégio de estar aqui é enorme, pagamos uma fatura avultada, de esforço, sacríficio, dinheiro, mas estamos aqui a realizar sonhos e a viver uma aventura. Pensem quantas vezes conseguiram realizar as vossas aventuras e sonhos, não são muitas, para nós também não são muitas mais, mas esta já não nos tiram.
A Inês está a jogar monopólio com os três mais velhos desde que acordei, horas e horas depois da munha vigia noturna, e eu “arranho” guitarra e vejo a Teresa a adormecer com a minha música, estou no poço (cockpit) e vou olhando para o mar a soltar acordes e dedilhados.
A travessia já se apoderou de nós, já não pensamos em chegar, apenas vivemos os momentos e deixamos o tempo passar, estamos numa dimensão onde a noção de tempo altera-se, não temos horas (nem sabemos em que fuso horário estamos), o sol dita o nosso ciclo. Estamos numa viagem de 15 dias, num pequeno veleiro, sem vermos mais ninguém (não vemos outros barcos desde o segundo dia), a noção do tempo forçosamente altera-se, apenas nos preocupamos em estar… em ser.
Como podem ler, esta experiência deixa-me ter vontade de a explorar filosoficamente, perdoem-me as divagações, quando cá estiverem vão me compreender.
Abraços e beijinhos da vossa @wind.family
João
Travessia do Atlântico #dia9
Tue Jan 26 2021
O vento nos últimos dias tem sido mais fraco, não estamos a velejar tão rápido, mas o mar está muito mais confortável. Mas o progresso já não dá passos tão largos, não faz mal, havemos de lá chegar. Esta madrugada vimos um outro veleiro, ultrapassou-nos ao longe, o nosso barco é daqueles pesadões (casco em aço) e sofre um pouco com vento fraco, e o outro em poucas horas deixou-se perder de vista. Mas enfim, pelo menos já sabemos que não somos os únicos por estas bandas.
A pesca tem sido escassa, temos passado por aglomerados de algas (serão os sargaços), castanhas alaranjadas, que deixam as amostras repletas destes embaraçados vegetais. Na realidade pescámos uns peixitos, mas tão pequenos que foram devolvidos ao mar.
A vida por cá continua plácida e calma, estou a escrever enquanto olho para a minha Inês, que tem os olhos perdidos no Oceano, pensando o quê? Nem Deus saberá!! Já estamos há mais de 10 minutos sem ouvir um Mummy ou Pappy, ahhh que descanso, mas claro que dentro de poucos segundos irá aparecer algum deles por cá. Afinal são quatro contra dois, não, na realidade quatro mais dois, entenda-se bem. Eles estão lá em baixo, agarrados ao Lego, a construir e a construir.
Nestas últimas horas o vento apareceu, e, já temos velocidades decentes, 5,5kn (10 km/h), esta noite parece que o vento vai subir mais um pouco, espero que não seja muito, se for, temos de mudar de velas, e, manobras dessas à noite são muito chatas.
Por agora é tudo, beijinhos e abraços da vossa @wind.family
João
Travessia Atlantico #dia10
Wed Jan 27 2021
10 dias no mar.
Estamos mergulhados na natureza. É assim que nos sentimos, conectados como nunca.
O capitão está visivelmente feliz… toca viola, canta, pesca com os rapazes…e embora cansado das noites de vigia, aguenta-se como um guerreiro!
Hoje quando entrei no meu turno, deu-me uma genica e arrumei o barco todo… em travessia não é fácil manter as coisas organizadas, mas eu fico doente com desarrumação!
Já conto os dias para chegar, sentimos o vento cada vez mais quente, os miúdos andam todos de cuecas, parecem pequenos Tarzans, e hoje estive a pentear os cabelos…senão ainda nos barram entrada na Martinica! 10 dias sem banhos, não há milagres!
O vento voltou a ficar mais forte, esta madrugada fizemos umas manobras tramadas…caiu tudo na cozinha, às vezes sinto-me num filme…mesmo vida de marinheiros!
A ver se ganho coragem para dar banho a estes putos todos… com a ondulação, ficamos limpos mas com umas boas nódoas negras, não vai ser tarefa fácil!
Estamos tranquilos, o mar tem este efeito em nós. Os miúdos trocaram os tablets pelo Lego, ficam horas a construir.
Embora em travessia não se faça HomeSchool, aquilo que aprendem não existe numa escola, e isso deixa-me feliz, poder dar outras abordagens na educação dos meus filhos e saber que isso os pode beneficiar na construção das suas personalidades.
Tem sido o João a escrever, fico feliz de o ver assim… com vontade de escrever, de se expressar mais, de estar a realizar um sonho que o acompanha desde que o conheço!
Despeço-me daqui, deste pedacinho de terra chamado Atlantico, azul profundo, que nos transforma interiormente e creio que para sempre.
Com amor
Ines
Travessia Atlantico #dia11
Thu Jan 28 2021
A tripulação está saturada…
Estamos todos ansiosos de ver terra e hoje ficámos mais impacientes! Não sabemos se nos atiramos ao mar, se gritamos a ver se alguém nos ouve ou se nos deixamos de tretas e seguimos em frente!
Creio que a última opção será a melhor e tenho a certeza que desse lado estão todos a dizer: forçaaaa já está quase!
E nós sabemos que sim, estamos na recta final, 600milhas, cerca de 1200km que faremos a sensivelmente 12km/h.
Haja paciência! O cansaço acumulado também não ajuda, e a ondulação voltou em força para desanimar a malta! Uma vela rasgou… e estamos a rezar para que se mantenha até à chegada… pois substituir uma vela neste mar não é pera doce!
O Francisco pergunta quando raio chegamos a Porto Santo, continua definitivamente baralhado quanto aos destinos desta viagem. A Teresa hoje disse que queria uma casa parada. O Manel vomitou. E a Alice, heroicamente disse a todos para se animarem e falou, descreveu e não se calou com a festa que vai organizar quando chegarmos à Martinica!
Esta madrugada vi o por da lua e nascer do sol ao mesmo tempo, em lados opostos, e posso garantir que foi a coisa mais bonita desta vida. Com o vento quente e forte, o barulho das ondas, foi assim um momento perfeito que guardo com preciosidade.
Com a quantidade de algas que têm aparecido não temos conseguido pescar nestes últimos dias, pois a amostra fica cheia em poucos segundos e comer algas não me parece ainda necessário… portanto temos feito outros petiscos mal amanhados a bordo. Por mais que me queira armar em chef de cozinha… não há lugar para muita arte neste abanar constante. Mas Noodles também serve e todos adoramos!
Dieta está quieto…e a porra da aplicação não percebe que não estou para aí virada e continua a mandar-me jejuar e beber água… e eu mandava-a para um sítio que eu cá sei!
Como vêem isto hoje está animado! E estamos todos bem dispostos, não fosse esta dor de cabeça e as 600milhas que faltam! 
Beijinho a todos
Com amor
Inês
Travessia do Atlântico #dia12
Fri Jan 29 2021
Aqui estamos nós, é muito tempo aqui mergulhados, mas é uma experiência única e esta passagem exige o seu preço.Já ancorava numa bela praia e bebia uma Coca-Cola fresquinha, para a semana (diz-me a minha mente), estás quase…
A motivação é muito importante, temos de criar estratégias para superar o percurso, seja ele fácil ou difícil. Sem motivação não é possível nada. Aí, tenho uma mulher espectacular, a Inês é a fonte da motivação, consegue nos dias mais difíceis, arranjar energia para levar este pessoal todo à frente. Obrigado nesinha!!!
Já temos duas velas com problemas, ainda por cima as duas da proa, a genoa tem duas costuras abertas e a code-zero tem já uma parte na saia desfeita. São velas velhinhas, precisam de reforma mas temos de usar tudo o que temos, o orçamento não dá para tudo. Tenho de as por a arranjar na Martinica, alguém conhece alguma oficina de reparação de velas lá??
Esta noite foi bastante movimentada, o vento mudou bastante de direcção e fui obrigado a cambar, para quem não sabe o que é cambar, é alterar o lado por onde o vento toca no barco. Nós estamos com vento de popa (por trás), e usamos um tubo (pau de spi) para manter a vela da proa aberta, e ao cambar sou obrigado a ir para a proa e mudar o tal pau de spi, para o outro lado do barco, uma manobra chata de fazer a meio da noite. Mas lá a fizemos, mas esta noite não foi para descansar e ver estrelas, a lua estava espectacular!!
Agora, estamos com muito pouco vento e o barco arrasta-se penosamente. E, nós a imaginar a Martinica…
Os míudos continuam a aguentar de uma forma admirável, que resistência!! Não cedem, continuam alegres e contentes, mas também já estão impacientes. Coitadinhos, que pai louco foram arranjar!!
Para já é tudo, sabe bem vir aqui escrever estas palavras, é uma forma de comunicar com o exterior. Obrigado a quem lê. Beijinhos e abraços da vossa @wind.family
João
Travessia Atlântico #dia13
Sat Jan 30 2021
Ora bem…bolachinhas de chocolate para toda a gente para arrebitar! Um belo banho (lavagem-mal-amanhada-a-fingir-que-é-banho)! E voilá! Já estamos com mais forças para a recta final! Sabem quando estamos aflitinhos para fazer xixi e estamos quase a chegar a casa!? É essa a sensação… sabemos que estamos quase e ficamos mais impacientes!
Os míudos nem queriam acreditar que o almoço eram bolachas de chocolate! Estavam radiantes.
A fruta acabou…os frescos acabaram…
Tenho de vos contar que o Francisco, o meu artista fofo de 5 anos, começou a escrever diários de bordo… e confesso que estou emocionada-orgulhosa-babada-deliciada… São de chorar a rir e, a maneira como ele expressa os seus sentimentos é hilariante! Prometo partilhar mal chegue a terra! Embora nao saiba ainda escrever pede-me todos os dias para escrever o que ele diz, e acho que vai ser uma recordação maravilhosa para quando ele crescer! Quem não se queixa nada nada nada é a nossa Teresinha, para ela estar aqui ou nas Caraíbas é igual, está sempre feliz! O Manel anda chateado de não podermos pescar, mas as algas ainda não desapareceram e não conseguimos mesmo por a linha! A nossa Alicinha mimadinha tem saudades da família e dos amigos, é quem sente mais falta de tudo e de todos.
Aqui como há muito tempo para reflectir, falamos de projectos futuros, desenhamos a próxima casa e o que faríamos com o Euro Milhões…esse é o tema favorito do Manel, que arranja logo um jacto privado para trazer a família toda para junto dele!
Basicamente passamos os dias a conversar… eu bem queria ver um filme…mas eles não se calam e inventam sempre temas!!!
13’dia no mar … já não falta tudo! Desejosa de partilhar os melhores momentos da nossa travessia! Desejosa de ancorar! Desejosa de pisar terra! Desejosa de tomar um banho de verdade! Desejosa de chegar!
Um beijinho grande
Com amor
Ines
Travessia do Atlântico #dia14
Sun Jan 31 2021
São muitos dias no meio do mar, é relamente um feito, não me interessa se já o fizeram milhares de pessoas, uns que já fizeram dezenas e dezenas de vezes. É, sempre um feito, isto a que nós nos propusemos, estamos quase, na terça iremos ancorar nas águas da Martinica, se Deus o quiser.
A tripulação está visivelmente desgastada, mas ainda estamos aqui a gozar a viagem. Passamos o dia a ler, jogar, filmes, conversas, música, enfim todas as estratégias para enfrentar esta monotonia marítima.
O vento já levantou, e de que maneira, já estamos com as velocidades do início da viagem, mas também com o chocalhar, típico de um mar cheio de ondas. Estamos com vagas de 4 metros, mas muito espaçadas, é um constante subir e descer montanhas.
Esta está a ser uma verdadeira aventura, estou muito feliz por estar a concretizar este sonho, e sobretudo, com a minha bela família.
Beijinhos e abraços da vossa @wind.family
João
Travessia Atlântico #dia15
Mon Feb 01 2021
15 dias no mar.
Bastante mais duro do que poderia imaginar.
Bastante mais bonito também.
Chegamos amanhã, falta uma última noite. A vigiar, a dormir no sofá e a manobrar o barco contra as ondas que apareceram em força.
Estamos todos a contar os segundos para pisar terra e a idealizar os primeiros mergulhos, neste mar quente das Caraíbas.
Na rota vê-se mesmo que já estamos quase quase, faltam poucas milhas e chegaremos.
Lá fora ainda não nasceu a lua, e o céu escuro ainda me assusta, não me consigo habituar e confesso que prefiro a companhia da lua que ilumina o nosso caminho, e me deixa sempre mais tranquila.
Hoje as ondas estão impacientes tal como nós e já não é a primeira que nos entra para dentro do barco, basta haver o esquecimento de uma janela e fica tudo molhado! Lá vou eu a correr no meio do embalo limpar tudo rapidamente!
O barco está caótico, super desorganizado para os meus parâmetros de maluca obsessiva com limpeza e arrumação…
Os míudos sentem falta da fruta, 4 dias sem fruta para eles é uma eternidade, devia ter comprado mais fruta para a travessia! Mas tinha as redes tão cheias que achei que chegava. Estes miúdos são um saco roto a comer!
Uma das minhas maiores preocupações nesta travessia era a saúde… pensava sempre e se algo acontecesse no meio do Atlântico… tendo 4 filhos pequenos essa era sim a minha grande angústia. Agora que estamos perto de terra já consigo relaxar e agradecer, pois felizmente ninguém teve absolutamente nada e estamos todos bem de saúde!
Que continuemos abençoados e que possamos chegar em segurança à Martinica amanhã cedo. Faltam apenas umas horas, mas os olhos precisam de ver terra para se tranquilizar e os pés precisam de pisar chão firme para confirmar que conseguimos atravessar este oceano tão intenso!
Por agora espera-nos mais uma noite, enquanto os nossos amores dormem nós navegamos por estes mares. Continuo à espera da lua… gosto mais na companhia da sua luz.
Um beijinho
Com amor
Inês