Decidi num acto de loucura, que já me é tão próprio e habitual, comprar bilhetes de avião e ir sozinha com os meus 4 filhos para a Costa Rica!

Hilariante diria que é a palavra certa para descrever esta aventura onde nos metemos e da qual não mudava uma letra!

Deixámos o capitão no Panamá enquanto pintava o barco e viemos andando enquanto o esperamos neste país intitulado de “Pura Vida”

As peripécias desde não nos quererem deixar entrar no avião porque nao tínhamos viagem de volta comprada, ao carro alugado que não existiu, aos cartões de crédito que não funcionaram e nos deixaram 2 dias sem dinheiro… Hilariante é pouco para descrever estes dias!
Digamos que depois de uns tempos, estas são as aventuras que nos fazem rir à gargalhada e que nos dão pimenta a esta passagem pela vida, mas na altura são situações delicadas quando vividas com 4 filhos e sem o MARIDÃO para nos salvar na retaguarda!

Mas lá chegámos ao condomínio onde confortavelmente ficámos entre piscina e Netflix uma semana à espera do João.

Alugámos um carro e lá fomos descobrir a CostaRica durante mais de um mês. É muito bom viajar assim sem destino ou dias marcados, acabas por ir ficando onde sentes no momento que faz sentido.

Costa Rica é um destino caro, e que te coíbe de fazer muitas coisas que gostarias se viajas com um Budget como nós. Qualquer passeio, visita, parque natural são 100 dólares à cabeça…e para uma família de 6 tem obrigatoriamente que haver escolhas, pelo menos antes de ganhar o EuroMilhões…depois poderei ir a todas!

Isso deixou-nos um bocadinho atados para descobrir este incrível país e acabámos por usufruir basicamente das termas naturais quentes e dos vulcões, passeios pela natureza e praias.

Ainda assim a vida da Costa Rica é qualquer coisa de inigualável. Macacos, preguiças, araras, papagaios, crocodilos, pássaros de todas as cores, iguanas, lagartos, esquilos… a vida animal está em todo o lado! Em cada esquina.

Costa Rica é vida, é mesmo Pura Vida.

A praia tem um carisma único
Nunca estive no pacífico…mas sinto uma envolvência diferente agora que aqui estou.
O mar revolto a areia castanha num tom sem igual, as palmeiras e o verde que aconchega o mar forte.
Banho quente e na força das suas ondas sentes-te viva.
Queres beber um café mas o preço inflacionado pelos americanos reduz-te a vontade
Passeias
Vês as pessoas que por cá ficaram
Turistas à procura de uma nova vida
Emigrantes à procura de comida para essa noite
Locais que passam em largas famílias com as suas geleiras carregadas, bancos, toldos e colunas para a música que se faz ouvir em todo o lado.
Todos se diferem e reconhecem
Gostei desta praia
Foi a primeira vez desde que cheguei à CostaRica que me senti conquistada
Esta praia, o meu primeiro banho no oceano pacífico, o som e as iguanas. Os esquilos,  os guaiximis que passam, a vida a acontecer, aqui onde a vida é mais viva.

Quem idealiza que viver a viajar é só prazer e coisas fáceis não imagina a capacidade que precisamos de ter para ir reflectindo e decidir os próximos passos. Felizmente tenho-te a ti meu Capitão que nos guias e nos trazes calma quando precisamos

Mesmo a viajar são momentos que guardas e o resto é apenas a vida a acontecer com as suas lamurias e acontecimentos tão próprios e banais.

Da CostaRica guardo a boleia que apanhei com os meus 4 filhos, numa carrinha de caixa aberta, onde a conversa com um local foi tão bonita, guardo as frutas que nos deram enquanto passávamos todas as tardes pela estrada a passear e esperávamos os dias passarem à espera do vosso pai, guardo o jantar que nos convidaram numa casa do condomínio onde cozinharam aquela  deliciosa fruta pão, recordo as voltas de moto 4 e idas ao jacuzzi, tudo convites de pessoas boas que por nós passam e eternizam momentos. Ali sozinha convosco, conhecemos os vizinhos, fizemos amigos e fomos acarinhados, tão docemente acarinhados por todos. Foi sem dúvida a melhor decisão, mostrar-vos que sou capaz e que a nossa maior limitação é sempre a nossa cabeça que impõe!

Quando falo das minhas viagens,  ou quando me lêem ja devem ter percebido que não sou boa a falar de história ou monumentos,  nem de nomes de locais que visitámos, primeiro porque tenho uma dificuldade imensa em reter os nomes e segundo porque me foco em reter sensações. Ainda assim feliz por me lerem até aqui, ainda que seja uma leitura diferente em cada país por onde passo!

CostaRica
Já te conheci

http://www.instagram.com/wind.family/

Deixe um comentário